Home » » Setembro é o novo mês das noivas. Vai casar? Confira as dicas para que o evento seja um sucesso

Setembro é o novo mês das noivas. Vai casar? Confira as dicas para que o evento seja um sucesso

Foto: Nina Lima
Luiza Souto e Marcela de Genaro

Ah, o grande dia! O início de uma vida a dois, ou pelos menos a oficialização dela. Casamento pode ser tudo isso, mas realizar a cerimônia não é tão simples assim...
— A primeira coisa é fazer um planejamento, uma lista de tarefas com datas, dentro de um orçamento — explica Bruna Bittencourt, fundadora do site de de casamento Emotion.me, que diz que tudo dependerá do tempo entre a decisão de casar e o grande dia: — O ideal são 18 meses para realizar o casamento, mas um ano é um bom prazo.
A noiva Emilly Marques, assistente social em São Gonçalo, teve 11 meses para organizar tudo, e quase surtou:
— Noivamos em outubro e organizamos tudo até dezembro. Brigamos muito no início. Foi estressante — desabafa ela, que se casa em novembro.
Para que esse sonho não se transforme em pesadelo, reunimos dicas que vão ajudar a noiva a evitar o caos antes do dia mais especial de sua vida.
A primeira coisa a fazer é reservar o lugar da cerimônia e da festa. Escolha a região, veja se há locais dentro do orçamento. Pesquise a disponibilidade de datas. Se receber mais de quatro "não tenho", pense em outra data.
Vale a pena investir em fotos, porque é o que vai ficar. Contrate com a mesma antecedência do vestido. Se for casar dentro de 18 meses, contrate 14 meses antes. Se vai fazer tudo num ano, feche dez meses antes.
Divida o número de convidados entre quem vai e quem pode faltar. A ausência média é de 30%. Feche a lista sete meses antes e avise os serviços contratados que pode haver uma variação de até 20% na lista.
Procure o cartório mais próximo da sua casa com três meses de antecedência e dê entrada nos papéis. Não é possível fazer isso antes, pois o cartório não aceita, e não deixe para depois, já que o juiz de paz pode não ter a data que você precisa.
Emilly Marques quase surtou com os preparativos do casamento
Emilly Marques quase surtou com os preparativos do casamento Foto: Divulgação
— Caso em novembro, em São Gonçalo, e comecei a me organizar no fim do ano passado. Tive que mudar logo depois para o Espírito Santo, e meu noivo ficou. Escolhemos sozinhos os fornecedores, a maioria pela internet, por causa da distância. Mas fechamos tudo em dezembro. Se você deixa para virar o ano, sofre com os reajustes. Aconselho as noivas a primeiro ver quanto têm para gastar e fechar o quanto antes com os fornecedores — aconselha a assistente social Emilly Marques, de 24 anos.
Thayssa Guimarães preferiu organizar o casamento sozinha
Thayssa Guimarães preferiu organizar o casamento sozinha Foto: Divulgação
— Caso daqui a dois meses e comecei a organizar tudo em março. Quis fazer tudo sozinha, para sair do meu jeito, mas meu noivo fez questão de escolher o convite, o terno dele e os dos padrinhos, além dos móveis do salão. Queria até que ele fosse menos participativo. Ainda não surtei, mas me assustei com o valor da festa. Tudo aos sábados é mais caro. Fora que quando você fala que é noiva, mesmo para uma maquiagem simples, o preço triplica — diz a empresária Thayssa Guimarães, de 28 anos.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Obrigado pela visita

Proudly powered by webnato
Copyright © 2012.
Template Design by WEBNATO Todos os direitos reservados 2012